You are here:Home-O que é RPG?
O que é RPG? 2017-10-31T14:11:06+00:00

O que é RPG?

Você entrou no nosso site e não sabe o que é RPG? Das duas uma: ou você clicou no link errado ou pensou que o site era de Reeducação Postural Global.

Então quer dizer que você não se enganou, entrou no site certo e ainda quer saber o que significa RPG?

Certo, vou dar um resumo “da coisa”…

RPG (Role-playing Game, ou Jogo de Interpretação de Personagem no nosso bom português) é um tipo de jogo onde os jogadores assumem os papéis dos personagens de uma história e o Mestre será aquele que irá desenvolver a história de acordo com as ações de cada jogador, algo parecido com uma peça de teatro.

Porém, diferente de um teatro, onde todos possuem uma fala pré-determinada; no RPG os jogadores escolhem suas ações de acordo com a situação designada pelo Mestre…

Não entendeu? Que tal uma pequena demonstração de como seria uma sessão de jogo (usando um tom mais cômico, claro, apenas para descontrair)?

Vamos fazer o seguinte: eu sou o mestre e você é o jogador. Você irá participar de uma história medieval. Seu personagem é Thuor, o Guerreiro Viking. Thuor é um guerreiro bastante forte, mestre no combate com martelo de pedra! Seus reflexos são lentos e sua inteligência é normal, não sendo nem burro nem um gênio.

A ficha dele será: Físico +3, Velocidade +0 e Mentalidade +1.

Para jogar você precisa ter em mãos um dado de seis faces (aquele dado comum encontrado em jogos como Banco Imobiliário e War, pendurados no retrovisor de carros antigos, etc). Se não tiver nenhum dado em casa basta baixar o simulador de rolagem de dados nesse link AQUI.

Após esclarecer tudo, vamos começar a aventura.

1ª ETAPA

Mestre: Você está descansando na floresta após um dia de treino. Para saciar a fome você matou três javalis dos grandes. A comida está quase pronta quando você escuta um barulho nos arbustos perto de você.

Thuor está bem distraído fazendo a comida, mas algo está acontecendo a sua volta. Para poder perceber de onde veio o barulho e quem ou o quê causou ele, você precisar ser bem sucedido em um teste de Mentalidadecontra uma dificuldade 5: ou seja, você precisar rolar 1d6 e adicionar seu valor de Mentalidade (que é +1) ao resultado. Se o valor total for igual ou maior que 5 você será bem sucedido em perceber (leia o parágrafo Sucesso). Se o valor total for 4 ou menos você falhou por estar distraído (leia o parágrafo Falha).

SUCESSO: ao olhar para sua direita, você percebe um lobo faminto querendo seu almoço! Ele avança com cautela em sua direção. (leia a 2ª Etapa)

FALHA: você estava muito concentrado cuidando para a carne não passar do ponto. Quando você vai provar um pedaço do javali, você percebe um lobo quase ao seu lado! O lobo foi mais esperto e tacou uma mordida em seu braço, mas nada muito sério. (leia a 2ª Etapa)

2ª ETAPA

O lobo se prepara para investir contra você. Infelizmente você não estava esperando um combate e seu martelo está guardado dentro da sua mochila.

Para poder abrir a mochila e empunhar seu martelo antes que os lobos ataque você precisa ser bem sucedido em um teste de Velocidade contra uma dificuldade 5: ou seja, você precisar rolar 1d6 e adicionar seu valor de Velocidade (que é +0) ao resultado. Se o valor total for igual ou maior que 5 você será bem sucedido em empunhar o martelo (leia o parágrafo Sucesso). Se o valor total for 4 ou menos você falhou em empunhar o martelo antes dos lobos atacarem (leia o parágrafo Falha).

SUCESSO: por incrível que pareça você conseguiu empunhar seu martelo antes do lobo atacar! Usando o cabo do martelo, você impede que o lobo morda seu pescoço. (leia a 3ª Etapa)

FALHA: Era de se esperar. Você não é muito ágil mesmo. Enquanto você estava abrindo a mochila, o lobo correu em sua direção e mordeu a sua perna (e está doendo muito). (leia a 3ª Etapa)

3ª ETAPA

Mestre: O lobo já teve seu momento. Agora é hora da retaliação! Que tal dar uma lição no lobo para ele nunca mais tentar roubar a sua comida (e sua vida também)?

Está na hora de Thuor atacar. Digamos que para acertar os lobos você precisar ser bem sucedido em um teste de Físico contra uma dificuldade 6: ou seja, você precisar rolar 1d6 e adicionar seu valor de Físico (que é +3) ao resultado. Se o valor total for igual ou maior que 6 você será bem sucedido em acertar o lobo (leia o parágrafo Sucesso). Se o valor total for 5 ou menos você falhou em acertar o desgraçado (leia o parágrafo Falha).

SUCESSO: você conseguiu acertar um golpe forte bem na fuça do lobo e o botou para correr. Você agora poderá comer seu almoço tranquilamente.

FALHA: o lobo foi mais esperto e ágil que você, conseguindo driblar seu ataque e roubar sua comida. Pelo visto você passará fome hoje…

 

É mais ou menos isso. Espero que você tenha entendido.

 

 

Pular para a barra de ferramentas